Vantagens de Usar Gesso em seu Projeto de Interiores

Acompanhe dicas incríveis para incrementar seu imóvel

Se você anda pensando em fazer um projeto de interiores para incrementar o valor de mercado de seu imóvel na hora da reforma ou mesmo deixar seu ambiente cada vez mais agradável, agregando-o a um projeto de arquitetura e de engenharia que contemple o uso de gesso ou de drywall, acompanhe aqui algumas dicas incríveis!

Certamente, alguma delas poderá ajudá-lo a pensar com mais criatividade em soluções adequadas para dar um up no visual de seus apartamentos à venda em Joinville, sua casa na cidade ou mesmo no campo. Afinal, o local em que será incorporado o seu projeto indifere: o essencial é ter bastante boa vontade, sonhar com algo que fique ao seu gosto e colocar mãos à obra.

Características do gesso

O gesso é um material bastante usado em ambientes de reforma e de construção por proporcionar à obra grande possibilidade de aderência a outros componentes construtivos. Afinal, o gesso possui grande maleabilidade e, em contato com a sua argamassa, torna-se um item ligante que se apresenta como excelente material a ser utilizado na execução de detalhes e pormenores que contemplam um projeto decorativo de paredes e tetos, o que poderá agregar muita beleza a você que está pensando em fazer um projeto arrojado de uso de gesso em sua Casas em Joinville.

Além do mais, você pode utilizar gesso para fazer revestimentos de paredes diversas, integrando espaços e dando um ar de divisória mesmo a ambientes abertos, apenas mesclado e afastando espaços diferentes, mas com propostas diferenciadas.

Item de segurança

Cabe lembrar que o gesso é também utilizado como um suplemento de barreira corta-fogo, pois como ele apresenta baixo coeficiente de condutibilidade térmica, é um item da área de construção civil que serve como coringa e grande vantagem de segurança, pois impede que, em caso de incêndio, o fogo se alastre para outras regiões da obra em que ele gesso está aplicado, normalmente em residências, mas que também podem ser clínicas, consultórios, lojas, empreendimentos e outros estabelecimentos comerciais.

Além de apresentar baixo coeficiente de condutibilidade térmica, o gesso ainda tem a característica de liberar uma quantidade considerável de umidade quando exposto ao calor do fogo (calcinação a 160°C), o que de alguma maneira ajuda a neutralizar focos de incêndio, quando forem de pequenas proporções, como por exemplo em caso de um pequeno foco ocorrido na cozinha de um apartamento,  que pode ser em primeiro momento controlado com o gesso até haver tempo de se acabar com o foco de fogo por meio do uso de extintores ou, em casos mais graves, chamando o corpo de bombeiros.

Outras funcionalidades e o Sistema Drywall

Ao apresentar a vantagem de deixar o acabamento de diversos cômodos muito mais bonitos, o uso de gesso num projeto de decoração pode ser aplicado especificamente em revestimentos de colunas, sancas, molduras, frentes de lareiras, dentre outros.

Além do mais, você pode utilizá-lo para decorar barrados, fazer o rebaixamento de tetos com iluminação direta e também indireta, além de caprichar naqueles frisos que estão sempre mais em alta.

Não esqueça de pensar em formatos que contemplem a possibilidade de incorporar o uso de gesso em seus rodapés, florões e locais em que contará com iluminação embutida, em cimalhas, em captéis e locais que possa ser incorporado algum tipo de contorno em volta de batentes de portas e janelas.

Todos esses recursos necessitam que sejam feitos projetos de modo muito caprichado pois deixam os ambientes em que o gesso é incorporado ainda mais bonitos e sofisticados. Portanto, o gesso é um elemento muito versátil, não se limitando apenas a servir como acabamentos ou detalhes decorativos.

Isto tudo é possível porque, no caso do uso do drywall ele é um tipo de recurso de gesso que funciona como uma placa industrializada pré-fabricada, composta por uma estrutura de aço que anexa placas de gesso acartonada e que, com isso, permitem que se realizem construções e reformas de modo rápido, silencioso, e também com pouca sujeira ou desperdício de materiais – item que faz muita gente pensar duas vezes antes de iniciar uma reforma dentro de casa.

Demais vantagens e versatilidade

Para quem está em dúvida se utiliza ou não o Drywall a seu projeto de interiores, vale lembrar que este sistema é o mais usado no setor de construção civil tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, já há décadas.

A cada ano, o uso de gesso e de projetos em drywall ganha o gosto dos brasileiros, sendo que muitas construtoras têm informado por meio de relatórios de economia de final de obra que seu uso confere pelo menos cerca de 6% de economia em relação ao custo geral dos empreendimentos e de gastos com insumos construtivos, especialmente por resultarem de obras leves e que acabam sendo realizadas de forma muito mais ágil.

Desse modo, arquitetos, engenheiros e profissionais focados no trabalho de design de interiores são especialistas que gostam muito de incorporar o gesso aos seus projetos porque é um recurso que apresenta muitas vantagens e versatilidade, proporcionando flexibilidade ao possibilitar diferentes tipos de acabamentos, formatos de recortes, de curvas e de inclinações dos mais variados tipos, estilos e gostos.

Por sua versatilidade, o sistema em drywall pode ser utilizado para a construção de:

  • paredes normais,
  • paredes de alta performance mecânica
  • paredes que necessitam de isolamento acústico
  • forros fixos;
  • forros removíveis;
  • forros decorativos ou monolíticos;
  • revestimentos (colados ou estruturados);
  • mobiliários integrados, como: nichos, estantes, prateleiras e closets.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as funcionalidades do uso do gesso em seu projeto decorativo, aproveite e consulte uma empresa que faz este tipo de obra, contrate um projetista de interiores e vislumbre a possibilidade de agregar maiores possibilidades à decoração da sua casa.

Aproveite todas estas características e troque ideias com seus amigos, familiares e contatos presentes em suas redes sociais. Aproveite e compartilhe este post para que mais pessoas possam conhecer as vantagens e funcionalidades do uso do gesso e do drywall e possam usá-los em seus projetos decorativos!

2018-08-22T16:08:46-03:00 agosto 21st, 2018|Dicas, Drywall|Nenhum comentário